sábado, 16 de abril de 2011

POEMAS DE AMOR E DE CIÚMES

A Ana Beatriz Figueiredo
Alessander Nery
e Pablo Henrique

Se Clódia desprezou Catulo

E teve Rufus, Quintius, Gelius

Inacius e Ravidus

Tu podes muito bem, Dionísio,

Ter mais cinco mulheres

E desprezar Ariana

Que é centelha e âncora

Hilda Hilst.

I

Me chama pelo nome

Presta a mim esta homenagem

Me despe e me fita

Depois me torne o que disseste

À vida quando nascente

Inconscientemente para a vida.


II

Eu queria ser teu corpo

E o envolvimento que ele tem

Com os poemas que na noite

Te fazem gemer e até te gemem.

Eu queria ser teu órgão

Qualquer órgão e o esqueleto

Pra bater ou te pulsar tão longo

Pra te ser interno como teu sentimento.

Eu queria ser teu signo

E o temperamento que dele

Conduz o teu, eu queria te guiar

Na montanha firme, ou no corredor do rio,

E te avistar em mim, dentro do meu.


III

O mundo gira, Carolina,

Porque meu corpo te concebeu

E tão cedo ou tarde sendo

Saberás que o dia amanheceu

E que com o dia só briga quem

Na noite te esqueceu.

Eu sou a moça, Carolina,

E tu és a menina

Meus sonhos sonham a ti

E os teus um dia, porque na noite,

Sonharão como os meus

No escuro.


IV

É que recusas mais meu corpo

Que meu amor.

E por isso sofro

Como a faca e a fatia do queijo

Que tua faca não tocou.


V

Saiu brando pela porta afora

Me deixou gavetas escancaradas

E documentos espalhados pela

Casa cômoda como se fossem

No lixo do banheiro o banho

E no vaso as camisinhas gozadas

E no chão o chão e as paredes ligadas

À mesa e o aparelho de som ligado

Tudo embaralhado de tanto susto e

O computador com dedos

E o lençol molhado de lágrimas

E o dicionário Aurélio aberto

Justamente na página 184

Onde se inaugura o uso da palavra

Coobrigado.

2 comentários:

  1. Wesley Thales, o que a sua pessoa ainda faz aqui neste sertão de Nosso Deus? Vc é do mundo e para o mundo! Eu amo-te com a sinceridade da palavra e dos sentimentos imortais, metafísicos e viscerais!

    ResponderExcluir
  2. Afinal, o gozo do poeta não é alegre, nem triste. Algo inexplicável, que nem palavras traduz. Parabéns pela obra e obrigado pelo carinho e dedicação, saiba q é mais q correspondido.

    ResponderExcluir